24 de fev. de 2013

Salvador - Lua de Mel!!!

Escrito por Josiane Dias dos Santos


Definir o local para passar a Lua de Mel de fato não é uma coisa fácil......depois de pensar muito surgiu a possibilidade de ir para o Nordeste....naquela época era o máximo....”ir para o Nordeste”...calor, praias lindas, água cristalina e quentinha....

Pois então, lá vamos nós...Casamos em Dezembro de 2002 e fomos rumo ao Nordeste.

Primeiro destino: Salvador - Bahia
Salvador, fundada em 29 de março de 1549 é a capital do estado da Bahia e a primeira capital  do Brasil. É uma cidade que apresenta uma culinária gostosa e uma arquitetura colonial. Salvador possui mais de 2,7 milhões de habitantes, e é o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil. Essa região era habitada pelos índios desde os tempos imemoriais, e a partir de 1510 começou a receber imigrantes europeus e africanos. A maior parte da população é negra ou parda. O clima em Salvador é digníssimo praticamente o ano todo, com calor e praias com água quentinha... o tempo geralmente seco, chuvoso entre Maio e Julho.

Chegou o tãoooo esperado dia e fomos rumo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para o Vini seria sua primeira vez dentro de um avião.....para mim, não era novidade, eu já havia viajado. A viagem foi tranquila, fizemos uma conexão em Guarulhos e no total de 6 horas chegamos em Salvador.


O Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães fica a 28 km do centro de Salvador, sendo possível tomar um táxi até o hotel, e também existem ônibus de linha que passa no aeroporto a qualquer horário e pode deixar você perto do hotel e no centro, leva uns 20 minutos.

Ficamos hospedados no Hotel Sol Bahia Atlântico na praia de Patamares, o hotel era realmente excelente....uma estrutura maravilhosa, piscina de frente para o mar e o café da manhã então...bem baiano...tudo muito bom!!! Só fica muito distante das praias e dos pontos turísticos.


No primeiro aproveitamos a tarde para curtir a piscina do hotel...com uma digníssima vista...Nossa como eu era magra...


No segundo dia fomos visitar o Shopping Iguatemi - Salvador...enorme!!! Como era natal o shopping todo estava lindamente decorado.

Depois partimos para a Igreja do Bonfim.....no caminho..estávamos loucos para experimentar o tal acarajé....claro que compramos e comemos tomando água de coco...



A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é uma igreja rococó com decoração interior neoclássica, essa típica igreja colonial portuguesa possui duas torres sineiras laterais. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim foi trazida de Portugal em 1745.
Endereço: Praça Senhor do Bonfim, s/n - Bonfim - Cep: 40425-360. Fone: 55 (71) 3316-2196
Horário de Funcionamento: Terça, Quarta, Quinta e Sábado das 6h30 às 12h e das 14 às 18h. Sexta e Domingo das 5h30 às 12h e das 14h30 às 18h. 
Entrada: Gratuita


Ao sair da Igreja do Bonfim...tentamos caminhar para a praia...mais uma senhora nos avisou que o local era perigoso é que voltássemos....bom, fazer o que... estávamos em Salvador.....

Então, pegamos um bus e fomos rumo ao Mercado Modelo. Gostei muito desse lugar...várias lojinhas com artesanato local..


Mercado Modelo começou a operar no Edifício da Alfândega em 1971 e treze anos depois, ele pegou fogo, queimando tudo e logo depois passou por uma reforma. Hoje, existe 200 lojinhas com uma enorme variedade de artes, restaurantes, petiscos e bebidas típicas.
Endereço: Praça do Mercado
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 9h às 19h e Domingos e Feriados das 9h às 14h. Os restaurantes até as 16h 
Entrada: Gratuita

Saindo do Mercado Modelo logo em seguida fica o famosooooo Elevador Lacerda....bom, chegamos e de cara encaramos uma filinha...para pagar centavinhos e subir o Elevador....os caras vendem até a mãeeee e não perdem tempo...na fila tem o pessoal vendendo picolé...e o Vini não resistiu....era picolé feito naturalmente com as frutas nordestinas....hummmm...graviola e muito mais....


A vista de cima do Elevador Lacerda é espetacular para a Baia de Todos os Santos.

Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873, o elevador foi construído pelo empresário Antônio Francisco de Lacerda, as quatro cabinas do Elevador conectam os 72 metros de altura entre a Praça Tomé de Souza na Cidade Alta à Praça Cayru, na Cidade Baixa. Cada percurso tem duração de 22 segundos e o elevador transporta 128 pessoas.
Endereço: Praça Cayry, Cidade Baixa.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 7h às 23h
Entrada: R$ 0,15


Seguimos até a Praça da Sé, no caminho encontramos umas baianas com roupas típicas perdidas....jura!! Estavam ali esperando os turistas passar, pedindo para tirar foto, e depois elas dão uma facada...heheheh, nada é de graça em Salvador!!


Da Praça da Sé fomos para Igreja de São Francisco que está bem no fundo da foto.


A Igreja de São Francisco é uma das mais ricas e espetaculares igrejas do Brasil. Seu interior é todo recoberto em outro. A fachada é barroca de 1723 com painéis de azulejos portugueses.
Endereço: Praça Anchieta, s/n - Centro Histórico - Cep: 40020-380. Fone: 55 (71) 3322-6430
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 7h às 18h e Domingo das 8 às 12h.
Entrada: Gratuita

Logo ali fica o tal Pelourinho, que é um dos principais cartões-postais de Salvador. Durante a escravidão foi um local onde os escravos eram castigados. Hoje, o local tem várias casas antigas, no estilo colonial. Reúnem também vários restaurantes com culinária baiana, artesanatos, arquitetura barroca entre outros. O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985.
Endereço: Localizado no Centro Histórico
Horário de Funcionamento: Aberto 24h
Entrada: Gratuita


.....tiramos bastante foto, admiramos, conversamos....até que chega um cara muito mal encarado com um monte de fitinhas da Igreja do Bonfim e não oferece...ele intima a comprar...falei que não usava, não queria...então começa o meu primeiro estresse com os baianos.....ele me xingou, falou um monte de coisa “que não estava roubando que estava vendendo e que poderia estar roubando”......fala sério.....fora a barata que se encontrava num dos restaurantes no Pelourinho saí daquele lugar com muito nojo.....

Chega....para um dia esses passeios eram suficientes...

O Hotel tinha disponível alguns passeios de escunas para algumas ilhas. Como eu adoro explorar os lugares....não pensei e logo reservei um passeio para o próximo dia...que alias era o ultimo dia do ano de 2002....


No terceiro dia embarcamos pela Baia de Todos os Santos num passeio de escuna para a Ilha dos Frades.....com águas tranquilas e cristalinas....que é claro...convidativa para banho....simplesmente amei....foi o lugar que mais gostei na Bahia....depois dali fomos para a Ilha de Itaparica....o almoço não é incluso no passeio, o bacana que eles levam num lugar com comida típica baiana....delícia!!!
Endereço: Saída de todos os hotéis
Horário de Funcionamento: O passei é das 9h até as 17:15h...mas o tempo de ida e volta do hotel
Valor do Passeio: R$ 40,00 por pessoa (não incluso o almoço)

Ilha dos Frades
Ilha dos Frades

No quarto dia...que era primeiro do ano....planejamos conhecer algumas praia e é claro estava incluso a praia do Farol da Barra.....na virada do ano ocorre sempre os shows  e então o palco estava lá....Mas a primeira praia a visitar era a praia de Itapuã, que fica bem próximo ao hotel que estávamos hospedados....dali partimos para outras praias.



Praia do Farol da Barra

A praia do Farol da Barra, é uma praia que possui muitas pedras e dona de uma vista espetacular...e está situada no bairro da Barra de Salvador.

Depois de rodar a manhã e a metade da tarde nas praia....estávamos moidinhos de cansados.....e fomos ter o nosso descanso merecido na piscina do hotel com aquela vista ridícula....

Quatro dias foram suficientes para conhecer salvador....e fala sério...tem seu lado feio e chato. A maioria das pessoas olhavam mal encarados!!! A cidade é bem um lixo, eles realmente são devagar....e sem falar a encheção de saco deles tentado socar os artesanatos e outras porcarias pra gente comprar....sério, estávamos loucos pra seguir a viagem rumo a Máceioooo!!

Para se locomover em Salvador quem gosta de se aventurar em um bus de linha pública é super tranquilo e barato. Não precisam ficar com medo.......outra maneira é de táxi...que tem um custo mais elevado, porém vale a pena se você não quer perder muito tempo.

Roteiro para 4 dias em Salvador:
1º Dia
- Descansar e curtir o hotel
2º Dia
- Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
- Mercado Modelo
- Elevador Lacerda
- Parada para o Almoço
- Praça da Sé
- Igreja de São Francisco
- Pelourinho
- Shopping
3º Dia
- Passeio de Escuna – Ilha dos Frades e Itaparica
4º Dia
- Praia de Itapuã
- Praia da Barra do Farol e diversas....que são todas lindas!!! Se quiser pode curtir o pôr-do-sol na praia da Barra do Farol.

16 de fev. de 2013

Florianópolis - A Ilha da Mágia (Nosso primeiro destino)

Escrito por Josiane Dias dos Santos


Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com melhor índice de desenvolvimento humano. Florianópolis é banhada pelo Oceano Atlântico e possui certa de 100 praias. Sua população é de 427.298 habitantes, foi fundada em 23 de março de 1726. O nome Florianópolis é em homenagem ao segundo presidente do Brasil, Floriano Peixoto.

A ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com comprimento médio de 54 km e largura média de 18 km, considerada por sua beleza singular, é dotada de fortes traços da cultura açoriana. Seu clima apresenta as estações do ano bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes.

Pontos turísticos:
- Ponte Hercílio Luz
- Lagoa da Conceição
- Praias mais conhecidas: Praia dos Ingleses, Praia da Lagoinha, Praia Brava, Praia da Ponta das Canas, Canasvieira, Jurerê, Praia do Forte, Praia da Daniela, Praia do Pontal, Praia da Joaquina, Praia do Gravatá, Praia Mole, Praianha, Praia da Barra da Lagoa e Praia do Campache.
- Catedral de Florianópolis
- Fortaleza de Santos Antônio de Ratones
- Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Forte de Santana do Estreito
- Ilha do Campeche
- Mirante do Morro da Lagoa
- Largo do Alfândega
- Mercado Público Municipal
- Palácio Cruz e Souza
- Ponte Hercílio Luz
- Praça XV de Novembro

Contado os dias para chegar 08 de outubro de 1999, seria a primeira vez que meus pés pisariam fora do estado do Rio Grande de Sul. A emoção começou a aparecer meses antes, com os preparativos para participar do Campori da União Sul Brasileira, realizado na linda e bela Florianópolis. O Vini e eu estávamos prestes a comemorar dois anos de namoro, e os dois ansiosos para viajar e finalmente conhecer outro estado...

A alegria tomava conta e chegou o tão esperado 08 de outubro. Embarcamos no ônibus com viagem prevista de 6 horas....Quando chegamos arrumamos a barraca e fomos conhecer o local onde ficaríamos por 5 dias.

Floripa foi sem dúvidas a primeira experiência de viagem fora do estado maravilhosa.....

Conhecemos várias praias: Daniela, Canasvieira, Jurerê, Praia dos Ingleses, Praia do Forte, Praia da Joaquina e passamos pela Lagoa da Conceição.

Participei de um ciclismo e cheguei em 4º lugar (heheheh....época marcante mesmo, hoje faz anos que não sei o que é bicicleta..). 


Beira Mar em Floripa



Nessa época cada capital tinha o Relógio dos 500 Anos do Brasil - No dia 22 de abril de 2000 o Brasil comemorou 500 anos de descobrimento.


A linda e calma praia de Daniela é realmente uma piscina. Ideal para quem tem crianças, a água é calma, clara e quentinha, também é pouco movimentada, ideal para descansar.




Praia de Canasvieira é bem movimentada pelo turistas, principalmente argentinos. Essa praia tem uma estrutura perfeita para atender a todos, diversos hotéis, pousadas e restaurantes. Também é indicada para quem procura agito durante o dia e a noite.
É distante 27 km do centro e 39 km do aeroporto.


Praia dos Ingleses é o segundo lugar preferido pelos turistas, perdendo somente para Canasvieira.


O Vini e eu estávamos como crianças....a galera que estava conosco estavam pasmados de tanta energia que tínhamos ...na verdade, sempre tive um espirito aventureiro e sempre amei viajar. Viajar é uma parte da minha vida!!!
Na praia dos Ingleses é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não.


A super agitada praia de Joaquina, que é ideal para quem curti surf.




Participamos de um grande evento que foi bater o recorde em escrever a bíblia em 20 minutos....bah...não lembro o tempo mesmo..acho que é isso.





O Forte de São José da Ponta Grossa fica na praia do Forte. Construído na metade do século XVIII, o Forte funcionava como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi desativada em 1935 e três anos depois foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 


Para finalizar.....namoramos na linda e bela Florianópolis completando dois anos de namoro!!




Para quem não sabe o Campori de Jovens é um evento que reuni jovens adventistas ou não, de vários lugares, com o objetivo de louvar e adorar o nome de Deus. Inclui também momentos de descontração e amizade.