26 de fev. de 2015

Roma - Um verdadeiro museu a céu aberto

Escrito por Josiane Dias dos Santos

Embarcamos em Novembro de 2010 para o nosso último destino da viagem para a Europa, Roma. Saímos de trem de Veneza para Roma, um percurso que levou 6 horas, com uma vista espetacular para Toscana.





O trem é da empresa FRECCIARGENTO, bem confortável. A compra das passagens já informei no post de Paris (vale a pena conferir, é super fácil e prático).

Chegamos em Roma às 19h20 através da Estação Roma Termini, que é a estação ferroviária mais importante de Roma, e uma das maiores da Europa. E bota estação grande, a gente, é claro, se perdeu nela. Não encontrávamos a saída, e a gente precisava verificar em qual rua tinha que entrar para ir ao Hotel que fica localizado bem próximo da estação.


Depois de vários minutos rodando na estação, encontramos a saída e fomos procurar o Hotel. A partir dali foi bem fácil. O Hotel Eurostars Domus Áurea fica 350m da estação Roma Termini, fomos arrastando as malinhas até lá, quem não quiser arrastar malas, pode pegar um táxi, são umas duas quadras da estação. O Hotel eu recomendo, muito bom mesmo, segue o endereço: Via Volturno 30/32/34, Repubblica, 00185 Rome. Tel. (+34) 902 93 24 24. O quarto com tamanho adequado, limpo, banheiro também bom. E o café da manhã, bom, nem sei como falar....coisa de italiano, uma maravilha!!! Quase que nem os nossos hotéis brasileiros!!! Jamais vou esquecer o pãozinho com chocolate (puro) quente dentro, uma coisa dos deuses.

Roma é a capital da Itália, com 2,7 milhões de habitantes. É a maior cidade italiana e a quarta mais populosa da União Européia. A cidade é cortada pelo rio Tibre. Roma tem mais de 2 mil anos de história, sua fundação foi em 753 a.C e é conhecida como “A Cidade Eterna”. As histórias de Roma são muitas, e são bem legais. Mas não cabe contar tudo aqui, fora que Roma é um museu a céu aberto.

Quando chegamos no Hotel já era noite em Roma e nós estávamos podres de cansados. Porém descansamos só um pouquinho, claro, e fomos procurar um restaurante para jantar. Itália para mim, significar comer muito, e muito bem, assim como no Brasil. Então, fomos procurar uma pasta....encontramos um restaurante próximo do Hotel e simplesmente amei a massa que comi, é claro que já de cara presenciamos uma discussão no restaurantes entre italianos....!!! Depois retornamos para o Hotel, para enfim descansar.

1º Dia em Roma

Acordamos bem cedo, queria aproveitar os últimos dias de férias....triste, mas tinha que encarar. Mas também estávamos felizes, pois estávamos em Roma. A primeira parada era no Vaticano. Segue aqui um outro Post falando sobre o Vaticano.

Saímos do Hotel e pegamos o metrô na estação Roma Termini que, aliás, o metrô é super simples, só tem duas linhas. Senti em casa, pois o de Porto Alegre é uma linha só. As estações em Roma são típica brasileira, tudo bem sujo, fedorenta, mal conservada, e por ai vai. Só tinha uma diferença, além dos bilheteiros tinha as máquinas que são umas maravilhas. Não tem como se perder nas estações em Roma, é tudo bem fácil e prático. Basta ver qual estação precisa descer e procurar a linha certa, que são as linhas A – Vermelha e a B – Azul, sempre olhando o sentido das linhas através da primeira e última estação. O metrô funciona das 5h30 até as 23h30. O tíquete custa 1,50 euro (uma pechincha), válido por 75 minutos; 6,00 euros válido 24 horas; 16,50 euros válido para 3 dias e 24,00 euros válido para 1 semana. Realmente é bem barato, aliás, tudo na Itália é bem mais barato que em outros lugares que a gente foi na Europa (valores atualizados em Mar/2014).

Segue o mapa do metrô de Roma:




Depois de passar a manhã toda no Vaticano, fomos conhecer Roma.

Saindo da Praça de São Pedro, seguimos em direção a Via Della Conciliozione até chegar no Castelo de Santo Ângelo, que fica localizado nas margens do rio Tibre, diante da Ponte Sant’Angelo. Hoje o castelo é um museu, eu não entrei para conhecer devido o tempo, então, só fotografei por fora. A construção começou em 123 pelo imperador Adriano e foi concluído por Antonino Pio em 139. Na época medieval o castelo foi uma das importantes fortalezas pertencentes aos Papas. Também serviu de prisão no século XIX.
Endereço: Lungotevere Castello, 50 – Roma.
Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 19h30.
Entrada: 11,50 euros (valores em Mai/2014)


Bem na frente do castelo está a Ponte Sant’Angelo, que também foi construída na mesma época do castelo a pedido do imperador Adriano. A ponte está sobre o rio Tibre, e conta com 12 anjos de mármore. Realmente ela é muito linda!!



Passando a ponte, pegamos o mapa e tentamos localizar um caminho para ir até a Praça Navona. Olha, as ruelas em Roma são bem complicadas, e com muito custo a gente se acha. Sem mapa é um desperdício de tempo, é quase impossível andar em Roma sem ele.

Depois em entrar em várias ruelas encontramos a Praça Navona, que em italiano é  Piazza Navona, composta por inúmeros cafés, restaurantes e artistas de rua. São 3 fontes lindas construídas por Bernini e seus alunos. A central é a Fontana dei Feumi, que representa os 4 grandes rios do mundo: Ganges (Ásia), Nilo (África), Danúbio (Europa) e Prata (Américas). Em cada uma das pontas da praça estão às fontes Del Nettuno e Del Moro. Ficamos um pouco ali na Praça e tiramos algumas fotos.







Seguimos para o Panteão, depois de entrar em mais algumas ruelas encontramos. O Panteão (Pantheon) é considerada a igreja mais antiga do mundo, foi construída em 27 a.C como um templo pagão a todos os deuses. Em 609 d.C o Papa Bonifácio IV converteu o templo a uma igreja católica dedicada a Virgem Maria. 
Endereço: Piazza della Rotonda, 00186 Roma, Itália.
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8h30 às 19h30. Domingo às 9h às 18h. Feriados das 9h às 13h. Fechado 25 de dezembro, 01 de janeiro e 01 de maio.
Entrada: Entrada Gratuita





É famoso pela sua cúpula que é bem diferente, pois tem um buraco que é uma abertura central com 9 metros de diâmetro, o chão de mármore é levemente curvado e bem no centro tem alguns buraquinhos para drenar a água.


O Panteão tem a maior porta de bronze do mundo.



Em seguida entramos em mais algumas ruelas e saímos no Palácio Montecitorio (Palazzo Montecitorio) que foi construída por Bernini em 1653, hoje serve para parlamento. O obelisco escavado do Solarium Augusti, atualmente conhecido como Obelisco de Montecitorio, foi instalado em frente ao palácio pelo Papa Pio VI, em 1789.
Endereço: Piazza di Montecitorio, 00186 Roma, Itália


Caminhando mais um pouco chegamos à Coluna de Antonina que fica na Piazza Colonna e está envolvida por inscrições datadas do século XVI para comemorar as vitórias de Marco Aurélio.


Mesmo estando escuro fomos para um dos lugares que mais queria conhecer em Roma, a Fontana di Trevi que além de ser linda de morrer (sei que é exagero) é um local romântico. A Fontana di Trevi é a maior construção de fontes barrocas da Itália, o início da construção foi em 1732, e teve como artista principal Nicola Salvi. Ficamos ali bastante tempo, eu realmente não queria ir embora.....fiquei apaixonada pelo local. Tirei várias fotos!!!
Endereço: Piazza di Trevi, 00187 Roma, Itália.
Horário de Funcionamento: Qualquer hora.
Entrada: Acesso Gratuito




Estava uma noite fria, porém agradável, e levando em considera que gosto muito de caminhar pela cidade, convidei o Vini para a gente ir caminhando até o Hotel, invés de pegar o metrô. E foi muito bom, acabamos conhecendo mais a cidade. Levamos uns 20 minutos caminhando e admirando Roma.

Porém, se você não quer caminhar a estação Barberini é mais próxima (uns 500mt) da Fontana di Trevi.

2º Dia em Roma

No segundo dia em Roma acordamos cedo, tomamos o incrível café da manhã. Sério, é incrível, foi o café da manhã mais gostoso da viagem. Comi horrores em Roma, e é claro...ganhei uns quilos extra....mas valeu a pena!!!


Hoje foi o dia mais esperado, pois para mim Roma significa Coliseu. Ir a Roma e não ir ao Coliseu é como se não tivesse ido...ainda mais que me lembra os desenhos que eu assistia na minha infância....

Pegamos o metrô na estação Roma Termini e descemos na estação Colosseo – linha B-Azul, sentido estação Laurentina.

O Coliseu foi construído entre 70 e 90 d.C. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, serviu de combate entre gladiadores e o martírio dos cristãos.  Hoje é realmente uma obra admirável e preservada.
Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma, Itália
Horário de Funcionamento: De 16 fevereiro a 15 março: 8h30 - 17h00 (entrada até: 16h00). De 16 de março até o último sábado de março: 8h30 - 17h30 (entrada até: 16h30). Do último domingo de março a 31 agosto: 8h30 - 19h15 (entrada até: 18h15). De 1 de setembro a 30 setembro: 8h30 - 19h00 (entrada até: 18h00). De 1 de outubro até o último sábado de outubro: 8h30 - 18h30 (entrada até: 17h30). Do último domingo de outubro a 15 fevereiro 2009: 8h30 - 16h30 (entrada até: 15h30). Dias fechados: 1 janeiro, 1 maio, 25 dezembro. Sexta-feira Santa encerramento antecipado às 14h00 (entrada até: 13h00).
Entrada: 12,00 euros (valores em Set/2014) – Válido para Coliseu, Palatino e Fórum Romano.

O Coliseu fica na porta de saída do metrô. Quando olhei e vi, me deu um arrepio, pois me lembrei da minha infância quando assistia o desenho animado do Pica-Pau....nossa, foi uma nostalgia combinado com uma alegria imensa de estar ali. De dentro tem a vista para o Arco de Constantino e o Fórum Romano.




Ao entrar tudo é realmente impressionante, de fato amei o lugar.








Depois de passar quase toda a manhã ali, fomos então para o Arco de Constantino que fica na frente do Coliseu. O Arco de Constantino foi construído em 325 d.C, em estilo coríntio e medindo 25 metros de altura. Foi erguido em reconhecimento a Vitório de Constantino na batalha de Ponte Milvia em 312 d.C.




Saindo do Arco de Constantino, quase na frente está a entrada para o Fórum Romano, que começa seguindo pela Via Sacra. O Fórum Romano era o centro comercial de Roma, o local onde tudo acontecia. Ali fica o Palatino, um lendário morro de Roma. O bom é pegar um mapa e ir conforme a ordem, pois o Fórum é cheio de ruínas que sem mapa fica difícil de localizar os locais históricos. Como Roma é um museu a céu aberto, esse lugar se confirma. O ideal é passar uma tarde aproveitando as tais ruínas e seus locais históricos. Visitar: Via Sacra, Arco de Tito, Templo de Vênus e Roma, Basílica de Magêncio, Templo de Rômulo e Templo da Paz, Arco de Sepítimio Severo, Templo de Saturno, Templo das Vestais, Coluna de Focas, Templo de Vespasiano e Tito, Basílica Emilia, Templo de Castor e Pólux. Bom, mas não vai pensando que tudo está em perfeito estado, até porque a maioria são só ruínas.
Endereço: Via della Salaria Vecchia, 5/6, Roma, Itália
Horário de Funcionamento: De 16 fevereiro a 15 março: 8h30 - 17h00 (entrada até: 16h00). De 16 de março até o último sábado de março: 8h30 - 17h30 (entrada até: 16h30). Do último domingo de março a 31 agosto: 8h30 - 19h15 (entrada até: 18h15). De 1 de setembro a 30 setembro: 8h30 - 19h00 (entrada até: 18h00). De 1 de outubro até o último sábado de outubro: 8h30 - 18h30 (entrada até: 17h30). Do último domingo de outubro a 15 fevereiro 2009: 8h30 - 16h30 (entrada até: 15h30). Dias fechados: 1 janeiro, 1 maio, 25 dezembro. Sexta-feira Santa encerramento antecipado às 14h00 (entrada até: 13h00).
Entrada: Gratuita, mas tem locais que precisa apresentar o bilhete comprado no Coliseu para entrada também no Fórum Romano. Então, vale a pena comprar esse ingresso primeiro, e visitar o Coliseu e depois o Fórum.


Via Sacra











Próximo ao Fórum está a escadaria que leva você até a Praça do Capitólio.




A Praça fica no Monte Capitolino, entre o Fórum Romano e o antigo Campo de Marte. Foi desenhada por Michelangelo, cercada de Palácios e Museus. Na entrada tem dois leões egípcios na base da escada, também esculpido por Michelangelo.




No centro uma estátua de Marco Aurélio cujo original está no Museu Capitolino que fica nos dois palácios que estão na lateral.



Caminhando mais um pouco a gente chega ao prédio do monumento Vittorio Emanuelle II. É um monumento para homenagear Victor Emmanuel II, o primeiro rei de uma Itália unificada. Foi inaugurado em 1911 e concluído em 1935, projetado por Giuseppe Sacconi. É um lindo prédio branco, que lembra um bolo de casamento.
Endereço: Piazza Venezia, 00186 - Roma.
Horário de Funcionamento: Horário de inverno Seg-Dom 09h às 16h30 (última entrada16h), horário de verão: Seg-Sex 9h30 às 17h30 (última entrada 17h)
Entrada: 7,00 euros, acesso ao Terraço para vista panorâmica, o resto é gratuito (valores em Set/2014).

Para tirar boas fotos, tem que ir até a Praça Veneza que fica na frente do prédio.






Seguimos caminhando por Roma....e fomos em direção ao Teatro Marcelo, que foi construído por vontade de Julio César entre o rio Tibre e o Capitólio, e foi concluído em 13 d.C. Lembra muito o Coliseu.
Endereço: Via del Teatro di Marcello, 00186 Roma, Itália
Entrada: Acesso somente externo


Dali fomos caminhando a beira do rio Tigre e observando as imagens magníficas do rio e de Roma até chegarmos na Isola Tiberina e degustar de mais um sorvete italiano em pleno inverno!!! O sorvete italiano é de fato o melhor do mundo!!



A Isola Tiberina é uma ilha em forma de barca que se formou no seio do rio Tibre. Não tem nada de mais, se não estiver com muito tempo não vale a pena visitar a ilha. Agora se você curte ponte como eu, então vale a pena dar uma passadinha e ver a ponte Fabrício sobre o rio Tibre que é bem bonita!!!
Endereço: Ponte Cestio, Roma, Itália


Partimos caminhando para o Largo di Torre Argentina, que é uma praça onde constam alguns templos da época da República Romana e as ruínas do Teatro de Pompeu. Foi o local onde mataram Júlio César em 44 a.C.
Endereço: Largo di Torre Argentina, Roma, Itália
Entrada: Acesso gratuito




Roma tem gato por toda parte....quem curti os bichanos, assim como eu, vai amar.....encontramos no Coliseu e também um perdido no Largo di Torre Argentina. Eles são coisas mais fofas!!!


Seguimos caminhando até o Campo de Fiori, e é claro aproveitamos para fazer umas comprinhas.


Retornamos para o hotel caminhando e a noite, pegamos o metrô na estação Termini Linha A-Vermelha e descemos na estação Lepanto e fomos conhecer a Igreja Adventista que fica na Lungotevere Michelangelo, 7 (umas 3 quadras da estação). Bom, acabamos nos confundindo com o horário e chegamos no final do culto.



Saindo dali, fomos para o BackStage Café, que havia comprado uma janta no Peixe Urbano de Roma. Cheguei lá, apresentei o cupom e a garçonete bem simpática já convidou para se servir e procurar um local para senta. O lugar é bem bacana, valei a pena!!!
Endereço: Via Ovidio, 17

Gostei tanto da compra que enviei a dica para a Zero Hora, segue Aqui para quem quiser acompanhar.





3º Dia em Roma

Nosso terceiro e praticamente último dia em Roma acordamos cedinho, tomamos o divino e maravilhoso café da manhã (e sem exageros, porque é mesmo) fomos até a estação Roma Termini rumo a Basílica de São Paulo. Descemos na estação Basílica de S. Paulo linha B-Azul, sentido Laurentina.



A Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi construída no século IV sobre um antigo cemitério romano, onde cogita a hipótese de estar enterrado ali o corpo decapitado do apóstolo São Paulo. A Basílica localiza-se ao longo da Via Ostiense, próximo à margem esquerda do rio Tibre.
Endereço: Piazzale San Paolo, 1, 00146 Roma, Itália
Horário de Funcionamento: Diariamente das 7h às 18h30. O Claustro das 8h às 18h15.
Entrada: Entrada gratuita. A entrada do Claustro é 4,00 (valores em Set/2014)


Estava louca para conhecer a Igreja e visitar o túmulo do apóstolo São Paulo. Adorei o local, a Basílica é realmente linda por dentro, por fora é bem simples, mas por dentro linda. Fiquei bem emocionada vendo as correntes e o túmulo de São Paulo. Para quem é cristão é um local imperdível.








Pegamos o metrô na Basílica de São Paulo e descemos na estação Roma Termini linha B-Azul, e pegamos a linha A-Vermelha sentido Battistini e descemos na estação Spagna rumo a Praça da Espanha.

A Praça da Espanha mais conhecida como Piazza di Spagna tem o seu charme a parte. É uma verdadeira graça. Conta com uma escadaria monumental em três seções, a vista que se tem do alto da escadaria é uma das melhores da cidade. 



Essa fonte no centro da praça em forma de barco é a Fontana della Barcaccia, construída em 1627-1629.




Lá você também encontra artistas de rua desenhando caricatura. A gente não perdeu tempo e fizemos uma, simplesmente amei!!!




Como a gente tinha visitado a Fontana di Trevi a noite, queria muito ir de dia. Então, saindo da praça e fomos caminhando entre as ruelas em Roma para a Fontana di Trevi.

Já fiz os comentários mais acima, então segue somente as fotos:







Dali seguimos caminhando até o Palácio do Quirinal que é um antigo palácio Papal e atual residência oficial do Presidente da Itália. Foi construído em 1585. Não tem nada de interessante, vale mesmo somente a foto.
Endereço: Piazza del Quirinale, 00187 Roma, Itália.




4º Dia em Roma

Enfim, chegou sexta-feira dia 26 de novembro de 2010 e hora de ir embora.....momento triste, muito triste. A Europa é sensacional, é muito difícil pensar que as férias estão chegando ao fim....mas vamos lá. Agora é enfrentar horas e horas do voo e escalas.

Não conhecíamos o Aeroporto porque chegamos em Roma de trem.

Como ir até o Aeroporto de Trem:
Para ir até o Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci, também conhecido como Aeroporto Fiumicino, fomos até a estação Roma Termini e pegamos o Trem Expresso da Trenitalia linha Leonardo da Vince Express que liga a estação de trem Termini ao aeroporto Fiumicino sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38. O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem custa 14,00 euros, que é cara. Vale a pena para quem está sozinho ou casal, com mais pessoas vale a pena pegar um táxi. A distância de Roma até o Aeroporto é de 35 km.

O Aeroporto é fantástico.....para ir de um terminal a outro tem um trem interno do próprio Aeroporto (bom, coisa de primeiro mundo). Ficamos esperando o voo que acabou atrasando, e pior, mudaram o terminal e a gente não viu. Depois, me sentindo perdida, porque eles só falavam italiano e inglês, resolvi perguntar e fui informada que já haviam anunciado a mudança......senhorrrr, a gente saiu correndo para outro terminal desesperados. E ufa...conseguimos embarcar, o voo era para Londres, e de Londres para São Paulo de São Paulo para Porto Alegre.....isso mesmo, horas e horas de voo.

Andamos pela primeira vez com a empresa aérea British Airways e foi sensacional, uma das melhores Cia aéreas que já voei.


RESUMINDO A ITÁLIA: Podemos dizer que a Itália é um Brasil melhorado!!!!


Dicas de Transporte em Roma:
- Muitos pontos turísticos em Roma são perto, então tem que fazer um roteiro por dia e encaixar os lugares mais próximos. Assim, pode fazer caminhando.
- Quem não curte ou não pode caminhar, vale a pena utilizar os táxi para ir de um ponto turístico ao outro.
- O metrô é super fácil e deixa próximo a alguns pontos turísticos, porém, como existem somente duas linhas, existem também poucas estações. Desta forma tem que caminhar.
- Não utilizei ônibus, então não vou comentar.
- Nem pense em sair sem mapa, Roma tem muitas ruelas e sem mapa com toda a certeza a gente se perde!!

Roteiro de 3 Dias em Roma:

1º Dia
- Castelo de Santo Ângelo
- Ponte Sant’Angelo
- Praça Navona
- Panteão
- Palácio Montecitorio
- Coluna de Antonina
- Fontana di Trevi

Dica de transporte: Se a ideia é curtir Roma, o melhor é ir de metrô até o ponto inicial e depois ir fazendo o resto a pé. Também se estiver com pouco tempo ou cansa rápido pode ir pegando táxi de um ponto a outro.

Mapa do Roteiro 1º dia a pé:




2º Dia
- Coliseu
- Arco de Constantino
- Fórum Romano
- Praça do Capitólio
- Vittorio Emanuelle II
- Teatro Marcelo
- Isola Tiberina
- Largo di Torre Argentina

Mapa do Roteiro 2º dia a pé:



Dica de transporte: Segue a mesma dica do primeiro dia - Se a ideia é curtir Roma, o melhor é ir de metrô até o ponto inicial e depois ir fazendo o resto a pé. Também se estiver com pouco tempo ou cansa rápido pode ir pegando táxi de um ponto a outro. Lembrando que o Coliseu, Arco de Constantino e Forúm Romano é tudo um do lado do outro, a Praça do Capitólio também fica bem próximo.

3º Dia
- Basílica de São Paulo Fora dos Muros
- Praça da Espanha
- Fontana di Trevi
- Palácio do Quirinal

Mapa do Roteiro 3º dia:


Dica de transporte: Tem que pegar o metrô até a Basílica de São Paulo e depois retornar de metrô. Os demais pode fazer a pé que fica tudo próximo.

Dicas em geral:
- Já que é Itália, aproveitar para comer muita massa, lasanha, pizza. Tem pizza por fatia em quase toda esquina. Claro que alguns falam que nossa massa, lasanha e pizza são as melhores, mas a diferença é que a nossa tem mais variedade de sabores e tem mais tempero. Porém, não significa que a deles não são boas...são sim!!!
- O sorvete italiano realmente é o melhor do mundo, então coma muito!!!
- Tentar visitar o Coliseu e a Fontana di Trevi a noite, são linda.
- Na Itália é quase tudo mais barato que nos demais lugares da Europa, então aproveitam para fazer compras e comer bem. Compramos umas 20 gravatas e cachecol com valores menores do que no Brasil.
- Lembre-se não se espante quando os italianos estão conversando, parecem que estão brigando, eles gritam mesmo......é bem engraçado.
- Não vá com a expectativa que Roma é super limpa e organizada, não é um exemplo de país de primeiro mundo na Europa, é bem parecido com o Brasil, porém melhorado.

Nenhum comentário: