24 de fev. de 2014

Paris – Love Is In The Air

Escrito por Josiane Dias dos Santos

1º Dia em Paris

Em Londres acordamos cedo, arrumamos a mala e fomos felizes da vidaaaa....rumo a Paris. Para mim era o lugar Top da viagem....onde eu estava ansiosa para conhecer, afinal, iria realizar um sonho.....conhecer Paris!!!

Paris é de fato minha cidade preferida em todo mundo!!! Só de falar de Paris me gera uma alegria e escrever....nem se fala.

Saímos correndo do Hotel em Londres para a estação Pimlico e descemos na estação King’s Cross St. Pancras. Chegando lá, fiquei apavorada com o tamanho da estação, começamos a procurar as placas que informavam o nosso destino. E agora?? Em qual plataforma??? Perguntamos, e achamos o local de saída do trem Eurostar.

Comprei as passagens para todos os destinos de Trem pelo site da Rail Europe. Foi tudo bem fácil, bem prático, confiável e com valores bem em conta.  É só colocar a origem, o destino, a data, e mais alguns detalhes e procurar. Depois, coloque no carrinho de compras e segue comprado mais destinos se precisar. Digite os dados do cartão de crédito e demais informações. Para eu receber os tíquetes em casa, selecione a opção (Você seleciona a seguinte forma de envio: Shipping Brazil – SEDEX) e recebi tudo bem direitinho uns 10 dias depois da compra.....bom, foi tudo tranqüilo e perfeito!!! Essa dica é para quem quer comprar mais destinos, assim como eu fiz. De Londres para Paris, de Paris para Veneza, de Veneza para Roma. Agora, se você quer ir somente de um lugar para outro, o melhor é comprar direto na companhia do Trem, tipo o Eurostar que pelos site deles não cobram taxas.

O valor do trecho de Londres para Paris foi muito barato, saiu por 48,00 euros por pessoa. Achei uma pechincha!!!

Nosso Eurostar saiu às 09h32 e chegamos em Paris às 12h27. Só de ver o trem na estação já dava uma alegria, um trem bala.....e iríamos atravessar o Canal da Mancha a milhões....O trem super confortável, com lugar para colocar a bagagem, poltronas reclináveis e fofinhas...apesar de ser apenas 02h30 de viagem. Quando chegamos em Paris atrasamos o relógio em 1 hora.


Foi tudo bem tranquilo e legal, mas quando atravessamos o tal Canal da Mancha eu praticamente nem vi, foi tão rápido, que quando fui tirar foto, deu, terminou....hahhaahahha

Atravessando o Canal da Mancha
Chegamos em Paris, pela estação de trem Gare du Nord. Queria logo chegar no Hotel, deixar as malas e conhecer a tal Cidade das Luzes....A Gare du Nord que em português quer dizer Estação do Norte, possui conexões para as linhas de metrô e RER. É a estação mais movimentada da Europa e a terceira mais movimentada do mundo, só para ter uma ideia do tamanho....

Dica de quanto tempo você leva para alguns lugares legais, saindo da Gare du Nord:

- Lille no norte da França – 1h
- Londres – 2h30-3h
- Bruxeles na Bélgica – 1h20
- Amsterdã na Holanda – 4h
- Berlim na Alemanha – 7h20 c/ conexões
- Copenhague na Escandinávia– 13h

Seguimos as placas na estação Gare du Nord para pegar o metrô. Foi tudo bem fácil, pois tem placas indicativas em vários locais.

Metrô de Paris é considerado um dos mais eficazes do mundo e pode levar você para qualquer lugar da cidade. Conta com 300 estações, distribuídas por 16 linhas com mais de 200 km de extensão.

Quando a gente utiliza o metrô pela primeira vez, parece difícil. Mas, quem conhece o metrô de Londres, até acha o de Paris barbada. E na verdade é fácil....

Mapa do Metrô de Paris:


Você deve permanecer com o tíquete até sair da estação. E é incrível....a maioria joga o tíquete na escada ao sair da estação, achei aquilo tão  feio, sujo.....ainda mais em Paris. Mas tudo bem, esse tíquete se você não estiver com ele durante a viagem e passar um fiscal, você está de fato ralado.....vai ser obrigado a pagar uma multa, o valor não sei...mas têm blogs que falam em até 50 euros a multa.


Descemos na estação bem próxima da Gare du Nord, a Gare de l’Est. Na saída, subimos a escada rolante e pronto.....a 100 metros estava o Hotel. Tudo muito fácil.

Paris como todo mundo sabe.....é a capital da França. No século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Belle Époque. A cidade atrai quase 30.000.000 de visitantes por ano, e também conhecida pela moda e luxo. Sua população em 2007 era de 2.193.031 habitantes. O nome Paris veio de um povo gaulês que habitava a região antes da chegada dos romanos, os Parísios. O rio Sena, que é lindo, corta a cidade formando um arco, entrando pelo sudeste e saindo pelo sudoeste. Sobre o rio conta com trinta pontes. Bom, o clima em Paris é para quem gosta do frio mesmo, no verão é relativamente frio 18 graus em média, e o inverno....nem se fala...é frio pra caramba, a média é de 6 graus, e no forte do inverno, muita neve.

Ficamos hospedados no Hotel Amiot, localizado na 76 boulevard de Strasbourg, 75010 Paris - Tel. 33 1 44 89 88 89. A localização é muito boa, mas o Hotel deixa a desejar....não recomendo pra ninguém. Em Paris tudo é muito caro, e mesmo os hotéis bem simples são bem caro. O quarto em que ficamos era espaçoso, coisa que levo muito em consideração, detesto quarto pequeno.....e na Europa, quase todos os banheiros tem banheira, coisa que também adoro e curto bastante. Claro que todos os dias, colocava a água fervendo e ficava de molho....curtindo e relaxando o corpo todo dolorido dos passeios exaustivos, mas gostoso!!!


Após fazer o check-in, pegamos o roteiro e fomos ser felizes em Paris. Sério....ao caminhar....cada passo, eu ficava maravilhada com a cidade. A felicidade começou a dominar meu ser...queria tanto conhecer esse lugar, era o meu primeiro sonho de viagem. E claro, comecei a me apaixonar pela cidade. Um lugar realmente fantástico, diferente, uma arquitetura belíssima, difícil de descrever. Tudo muito antigo e bem preservado. E realmente se torna uma cidade romântica!!!

Como não havíamos almoçado ainda, no caminho encontramos o Quick, que é uma espécie de MC Donald’s....porém é made in France...achei mais ou menos, nem tão bom, nem tão ruim...


Para aproveitar Paris, o jeito é caminhar, até porque a cidade não é tão grande assim....muitos pontos turísticos são possíveis de fazer a pé, então saímos do Quick...olhei no mapa a localização da Galerias Lafayette e fomos caminhando.....Ah, não tente se aventurar sem mapa em Paris, a maioria das quadras não são quadras...são em forma de triângulos, é confuso, é bem fácil se perder e quase todos os Hotéis disponibilizam mapas gratuitamente.

Galerias Lafayette de fato é linda...lá encontramos roupas e perfumes mais cobiçados do mundo. E vale um passeio sobre os seus 10 andares...
Endereço: 40, Boulevard Haussmann, Paris.
Horário de Funcionamento: Aberto de segunda à sábado das 09h30 às 20h (quinta-feira aberto até às 21h).
Entrada: Gratuita.





Atravessando a rua do lado da Galerias, lá está a Ópera Garnier, que é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes de Paris. Começou a ser construída em 1862 até 1875 e tem estilo neobarroco. Quando chegamos lá...não estava aberto a visitas, tinha um evento sendo realizado.
Endereço: Place de L’Opera, 75009. Metrô: Ópera.
Horário de Funcionamento: Diariamente das 10h às 17h.
Entrada: 10 Euros (valor em Out/2013)


A poucos passos dali fica a Zara, passamos para dar uma olhada. Achei os preços compatíveis com os nossos, nada de diferente, até porque a libra é uma fortuna...hehehe

Caminhamos mais um pouco e chegamos na Igreja de La Madeleine. A Igreja construída por Napoleão Bonaparte, inaugurada em 1842, é católica nos moldes de um templo grego e dedicada a Maria Madalena, impressiona por suas dimensões e beleza. Realmente ela é linda....as colunas enormes.
Endereço: Place de La Madeleine, 75008, Paris – Fone : +33 1 44 51 69 00
Horário de Funcionamento: Diariamente das 09h30 às 19h.
Entrada: Gratuita


Para ter uma ideia do tamanho das colunas, olha o Vini ali!!!
Essa é a vista da Igreja de La Madeleine para a Praça da Concórdia.


Saindo da Igreja, logo a gente encontra um dos lugares que eu amei em Paris.....a Praça da Concórdia. A praça em si não é tão bonita, o que é bacana é que dá acesso a vários locais importantes, fora a visão.....que é linda. Esse foi o meu primeiro contato com a Torre Eiffel. Da Praça a gente vê a linda e charmosa Champs Elysées, o Arco do Triunfo, a Igreja de La Madeleine, a Torre Eiffel, o prédio da Assembléia Nacional (Palais), o  Jardim de Tuileries e o Museu do Louvre.

A Praça da Concórdia foi guilhotinada mais de mil pessoas na revolução francesa, incluindo Luis XVI, Maria Antonieta, Robespierre e Danton. Possui duas fontes belíssimas entre as quais há um obelisco com cerca de 3200 anos de idade trazido da cidade de Luxor, no Egito.
Endereço: Place de la Concorde, 75008 Paris

Uma das fontes na Praça da Concórdia

O obelisco de mais de 3.200 anos

Champs Elysées com o Arco do Triunfo ao fundo.
Aproveitei para tirar muita foto....de tudo que é lado, claro!!! E sentamos na Praça de frente para a Champs Elysées....e ficamos aguardando o por-do-sol, pois o dia termina cedo no inverno em Paris. Observamos o anoitecer de todos os lados.....e quando vimos, a cidade das luzes estava iluminada.....linda, maravilhosa!!!!

Ficamos sentados na Praça até anoitecer....inesquecível!!!
Esse foi o meu primeiro contato com a Torre Eiffel


Depois de aproveitar de montão a vista que a Praça proporciona.....já estava tarde, ou melhor, já fazia tempo que tinha escurecido, mas não era tão tarde assim. Porém, estávamos cansados da viagem....

Fomos para a Praça Vendôme, ela é bem pequena, onde fica o Hotel Hitz e várias lojas de luxo, com muita beleza, limpeza e organização. De fato, não achei grande coisa. Mas para conhecer, tudo bem!!

Voltamos a pé para o Hotel...apesar de um pouco distante, em Paris vale muito a pena caminhar, ainda mais com o marido....aproveitando para namorar em uma cidade extremamente romântica.


2º Dia em Paris

Acordamos cedo para desfrutar da minha cidade favorita....Pegamos o metrô e descemos na Estação Palais Royal/Musée du Louvre. Que aliais, tem uma saída dentro do Museu...isso eu não sabia.

Museu do Louvre é famoso pela sua magnífica obra exposta – a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1503-1506). Mas é claro que têm outras obras que vale a pena visitar, Vênus de Milo, Vitória de Samotrácia, obras de Michelangelo, da Vinci, Rafael, Delacroix, entre outros. Para quem curte e adora um museu, assim como eu, é legal ficar o dia todo. Se não tem muito tempo, tem que ficar no mínimo meio turno, pois o museu é gigantesco e tem muitas obras bacanas para olhar.
Endereço: Musée du Louvre, 75058 Paris – Fone: + 33 (0) 1 40 20 53 17
Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h às 18h, não abre nas terças. Noturno até as 21h na quarta-feira e sexta-feira. Também é fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 11 de novembro e 25 de dezembro.
Entrada: Para o Museu do Louvre e o Museu Eugene Delacroix é 12 euros. Para ver as exposições no Hall Napoléon é preciso comprar o tíquete combinado que custa 16 euros. (valores em Dez/2013).


Quando chegamos no Museu, é claro, tirei um montão de fotos já na entrada. Aquelas pirâmides são lindas....



Entramos numa filinha básica para comprar o tíquete e saímos loucamente procurando a Mona Lisa. Como o museu é muito grande...acabamos nos perdendo. Depois de 40 minutos perambulando, perguntando para as pessoas e sem muito sucesso, corri atrás de um mapa que foi o que nos salvou, enfim encontramos a tal Mona Lisa. Pra mim, era um dos sonhos conhecer a pintura...adorei. Apesar de ser bem pequena, e bem pequena mesmo, mas valeu a pena. Realizei meu sonho de criança de conhecer, graças aos desenhos do Pica-Pau!!! Mas se preparem....é muita gente, muita gente mesmo querendo ver a Mona Lisa.


Para ter uma ideia de como o quadro é pequeno mesmo....

Tanta gente querendo ver...e bater uma fotinho....
Feliz da vida....fomos ver as demais obras e curtir esse lindo e longo museu.





Na parte de tarde, reservamos para conhecer a magnífica Torre Eiffel. Se Paris é minha cidade predileta....nem precisa dizer que o meu sonho número 1, era conhecer a Torre Eiffel. E ir em Paris e não conhecer a Torre Eiffel é a mesma coisa que não ter ido hahahahahahahha.

Pegamos o metrô e descemos na Estação Trocadero.

A Torre Eiffel possui 324 metros de altura e foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel entre 1887 a 1889, na verdade foi projetada pelos funcionários de Gustave. É uma torre treliça de ferro localizada no Champ de Mars, que hoje se tornou um marco que representa toda França, e é um dos pontos turísticos mais visitados no mundo.
Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França
Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h às 00h, no verão, e 9h30 às 23h, no inverno.
Entrada: 15,00 euros (valores em Dez/2013)

Bom, como minha paixão é explicita pela Torre Eiffel, quando descemos na Estação Trocadero, fomos procurando a Torre, que é claro seria impossível não encontrá-la. Quando eu olhei, jamais vou esquecer a sensação. Era um sentimento maravilhoso, um sonho realizado, estar ali em Paris, olhando a Torre Eiffel. Fiquei tão emocionada e feliz, que é claro, agradeci a Deus por tudo.



Muitas fotos foram tiradas, inclusive ficamos esperando um brasileiro passar para explicar direitinho como a gente queria as fotos, e quando apareceu, nos aproveitamos da situação e tiramos várias fotos, uma delas é a que eu mais gosto, que está abaixo.


Saindo do Trocadero fomos caminhando em direção a Torre e tirando fotos.....




Ficamos numa imensa fila para comprar o bilhete e depois ficar mais uma vez na fila para conseguir entrar na Torre. Enfim, depois de mais de meia hora conseguimos pegar o elevador e subir.

Dentro do elevador
Lá de cima, jamais vou esquecer, porque foi o dia mais frio que já senti na minha vida. Era muito frioooo.....eu estava com dois blusão de lã e mais um casacão, luvas, toca e nada passava o frio. Porém, como o lugar tem uma vista linda e maravilhosa, deixei o frio de lado e fui aproveitar a paisagem. De lá, podemos ver praticamente toda Paris.....linda, charmosa e romântica. Triste foi ir embora...mas, prometi voltar...e voltei em 2012.


Passando frio.....



Fomos caminhando pelas ruas de Paris, que não é esforço nenhum, só isso já é uma alegria. Seguindo o mapa (que se faz muito necessário para não perder tempo), chegamos no Arco do Triunfo, que foi construído em 1836, em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, que confesso admirar muito o espírito de liderança que ele tinha. O Arco tem gravado os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, encontra-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920).
Endereço: Place Charles-de-Gaulle, Paris, França.  33 / (0)1 55 37 73 77
Horário de Funcionamento: Diariamente das 10h às 23h, no verão, e 10h às 22h30, no inverno. Fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho (manhã), 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.
Entrada: 9,50 euros (valores em Fev/2014)

Eu não subi no Arco, dizem ter uma vista muito bonita lá de cima. Deixei para a próxima vez.


O Arco do Triunfo cruza a elegantérrima Champs Elysées......como estava escurecendo, aproveitamos para caminhar até a a Praça da Concórdia. A Champs é realmente linda, e caminhar com aquele frio, o vento no rosto, foi muito bom!!! A avenida, construída em 1667 possui muitas arvores, lojas chiques e um calçadão enorme, com vários cafés e restaurantes.



Para cumprir o nosso projeto MC Mundo Todo!!! Kkkkkkkkkk......lanchamos no MC Donald's da Champs Elysées......não deixa de ser chique!!!

E para terminar o dia....voltamos para ver a Torre Eiffel iluminada a noite....


3º Dia em Paris
Dia de acordar cedo e ir para Versalhes.

Pegamos o metrô na Estação Gare de l’Est até a Estação Saint-Michel com a linha 4-Roxa. Depois pegamos o RER Linha C-Amarela para descer na Estação Versailles Rive Gauche em Versalhes. O RER é bem bacana, o trem têm dois andares e é bem confortável. A viagem levou uns 30 minutos.


RER - Réseau Express Réginal, é o serviço ferroviário urbano de Paris. Através dele é a maneira mais rápida e barata de chegar em Versalhes. O RER atende cerca de 246 estações em aproximadamente 571 km de trilhos. Funciona todos os dias das 5h à 1h da madrugada. As linhas são divididas em 5 identificadas pela cor, e o valor varia de acordo com o número de paradas que ele passa. Para ir em Versalhes  o valor fica 12,50 Euros (valores em Fev/2014).

Mapa do RER:


Quando descemos na estação, ficamos bem perdidos, não sabíamos para que lado ir...estavamos sem mapa de Versalhes, só tínhamos de Paris. Na dúvida, segue a multidão, foi o que pensei.....seguimos umas duas quadras....lá estava o exuberante Palácio de Versalhes. Confesso que esperava mais, tudo bem, ele é lindo mesmo....mas, para um Palácio queria ver algo mais.

Palácio de Versalhes que em francês é Château de Versailles é um castelo localizado na cidade de Versalhes. Possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.....um verdadeiro exagero!!!! É um dos pontos turísticos mais visitados da França. Esse Palácio foi construído pelo Rei Luís XIV, mais conhecido como “Rei Sol”, a partir de 1664.
Endereço: Place d'Armes, 78000 Versailles, França
Horário de Funcionamento: Baixa Temporada, todos os dias, 9h às 17h30 – Exceto segunda-feira. Alta Temporada, todos os dias, 9h às 18h30 – Exceto segunda-feira.
Entrada: 18,00 euros (valores em Fev/2014)

Rei Sol




Passamos a manhã toda no Palácio, olhando cada cômodo, passamos pela Sala dos Espelhos...que é bem legal!!!


Quarto da Maria Antonieta
E para terminar um belo e lindo passeio no Jardim do Palácio. Lá pelas 14h retornamos para Paris.


Descemos na Estação Saint-Michel, e fomos para a pequena Ile de la Cité, onde fica a Catedral de Notre Dame. Assim, como quase tudo em Paris, ela é lindíssima, uma catedral gótica com quase mil anos de idade, começou a ser construída em 1163, imortalizada pela obra de Victor Hugo e onde foram coroados Henrique VI da Inglaterra, Napoleão Bonaparte e beatificada Joana d’Arc. É dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo, por isso, tem o nome Notre Dame que é Nossa Senhora.
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame - Place Jean-Paul II, 75004 Paris, França
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8h às 18h45.
Entrada: Gratuita





Não queria parar de fotografar e admirar a arquitetura gótica que eu gosto muito. A Catedral é realmente linda, vale a pena ir e conhecer cada canto, no nível intermediário encontra-se a rosácea de 13m de diâmetro, onde internamente está o principal órgão da catedral. Não esqueça de aproveitar e dar uma voltinha por fora dela.



Uma dica é para quem quer comprar lembrancinhas....tem muitas lojas na rua do lado de Notre Dame, com preços bem acessíveis.

Em seguida fomos caminhando até o Hôtel-de-Ville que é a Prefeitura de Paris. A arquitetura é da época renascentista. Você pode ir para admirar a arquitetura e tirar umas fotos na frente do edifício. Fica na Place de L’Hôtel de Ville, 75004, Paris, França.

Hôtel-de-Ville
Na sequência demos uma passadinha só pela foto no Centre Georges Pompidou/Museu Nacional de Arte Moderna, que não achei graça nenhuma.
Endereço: Place Georges-Pompidou, 75004 Paris, França
Horário de Funcionamento: Diariamente das 11h às 21h, exceto nas terças e 01 de maio.
Entrada: 13,00 euros (valores em Fev/2014)

Centre Georges Pompidou
Fomos caminhando até a Ponte Nova (Pont Neuf), que apesar do nome não tem nada de nova...é a ponte mais velha de Paris, de 1607. O Vini olhou e falou “percebesse que é bem velha e sem projeto, olha como é torta”, kkkkkkkkkkkk, só o Vini mesmo, que é outro fã de engenharia e arquitetura.



Uma parada nas margens do Rio Sena para namorar.



Dali, caminhamos até a Boulevard Saint-Germain, uma rua com cafés, butiques, restaurantes, livrarias e tem o famoso Café das Flores, que é bem lindinho. Se estiver com tempo, pare para apreciar um bom café.


Perto do Café está a Igreja Saint-Germain-des-Près a mais velha de Paris. 


A Boulevard Saint-Germain tem de tudo mesmo....encontramos umas mercenárias com esses produtos:



E para terminar o dia e ver o anoitecer, nada melhor do que o Jardim de Tuileries. Fomos caminhando até chegar lá e sentamos um pouco - incrível que tem cadeiras disponíveis em volta do laguinho – coisa de país de primeiro mundo mesmo.



Curtimos o vento gelado, o sol baixando, e olhando para o Louvre. Depois quando já estava noite, caminhamos até a Praça da Concórdia, e assim terminou mais um dia maravilhoso em Paris.





4º Dia em Paris
Descemos na estação Château Rouge rumo a Igreja Sacré Coeur, que fica em Montmartre. A Igreja é em estilo romano-bizantino, foi construída entre 1870 e 1914, a cúpula oval chama a atenção junto com o campanário de 83 metros de altura, cujos sinos de 18 toneladas são os mais pesados do mundo.




Vista da Igreja
Agora lá vai um segredinho.......encontrei um lugar para comprar presentes para todo mundo......com preços super bons!!! Fica bem próximo a Igreja Sacré Coeur...lá vai o endereço: Rua de Steinkerque, que fica 350m da Igreja, abaixo segue o mapa.


Como esqueci de tirar uma foto, peguei no Google essa. É uma 25 de Março parisiense.....kkkkkk, claro, bem menor.


Nesse lugar você lava a alma com os euros.....heheheheh

Saindo do "paraíso da compras" pegamos o metrô e descemos na estação Champs Élysées – Clemenceau e fomos até o Grand Palais, que é um edifício construído em 1897 para albergar a Exposição Universal de 1900. Se destaca pelo estilo eclético da sua arquitetura, demonimado Beaux-Arts. Atualmente expõe coleções provinientes de museus nacionais franceses. Fica localizado na 21 Avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008 Paris, França. A entrada é gratuita. A gente só passou e tiramos algumas fotos por fora, pois como não tínhamos muito tempo, não quis perder entrando no Grand Palais, até porque não era dos meus favoritos.

Grand Palais
Em frente fica o Petit Palais que foi construído pelo arquiteto Charles Girault para a Exposição Universal de 1900, fazendo parte de um conjunto monumental com o Grand Palais e a Ponte Alexandre III. A entrada é gratuita. Da mesma forma, só tiramos foto em frente e seguimos.


A Ponte Alexandre III atravessa o rio Sena, foi construída entre 1896 e 1900. A ponte é decorada com querubim, ninfas e cavalos alados nas extremidades. Ela é muito linda, e sem contar a vista para a Torre Eiffel. Aproveitei para tirar milhões de fotos...






Fomos caminhando em direção ao Palácio dos Inválidos, conhecido como Hotel dês Invalides - Musée de l'Armée que é um enorme monumento parisiense, construído em 1670 por Lúis XIV, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje, além de museu é também uma necrópole, pois tem alguns túmulos e o mais importante é do meu queridíssimo Napoleão Bonaparte. Como o tempo estava curto, olhamos o museu de armas e não conseguimos entrar para ver o túmulo de Napoleão. Porém, prometi que quando retornasse em Paris iria visitar o túmulo. Em 2012 cumpri minha promessa e visitei.
Endereço: 129 Rue de Grenelle, 75007 Paris, França
Horário de Funcionamento: Diariamente, inverno das 10h às 17h, verão das 10h às 18h. Fechando os caixas 30 minutos antes do fechamento. O museu está fechado em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Entrada: 9,50 euros, para o museu e os túmulos. 8,50 euros, para as exposições (valores em Fev/2014).



Depois, fomos caminhando até o Jardim de Luxemburgo, que é o maior parque público de Paris. Atualmente pertence ao Senado da França. O parque é repleto de esculturas, ele é romântico, lindo, realmente uma gracinha. Para quem está com o cônjuge aproveite para namorar bastante, bater foto, e curtir, até porque você está em Paris baby...O Jardim fica na  6e Arrondissement, 75006 Paris, França.




Quase anoitecendo queríamos aproveitar ainda o dia. Então, caminhamos uns 400 metros e chegamos no Panteão de Paris - Panthéon. Construído em 1790 à pedido de Luís XV que queria uma basílica em tributo à Santa Genoveva – padroeira de Paris, com estilo neoclássico, tem 110 metros de comprimento e 84 metros de largura. O fato bacana é que tem mais de 70 célebres revolucionários enterrados, assim como, Victor Hugo e Voltaire.
Endereço:  Place du Panthéon, 75005 Paris, França
Horário de Funcionamento: Diariamente das 10h às 18h.
Entrada: 7,00 euros (valores em Fev/2014).

Quando chegamos no Panteão já estava fechado.....enfim, não conseguimos entrar. Tiramos algumas fotos e deu, já valeu a visita. O lado bom de não fazer tudo é ficar na obrigação de voltar em Paris....



Aos arredores existem muitas cafeterias, com todo aquele frio, entramos numa e tomamos um café da tarde bem estilo de Paris, café com baguete e rosca.....delícia....


Como gostamos de bater perna e aproveita bem o dia.....fomos caminhando até a Ilha Saint Louis só para comer o famosíssimo sorvete Berthillon. Olha foi bem difícil de encontrar....caminhamos...olhamos...e parecia que tinha vários....até que enfim, encontramos. Compramos o tal sorvete e queríamos ficar ali dentro comendo ou tomando, mas eles não permitiram.....sai muito chateada para a rua com todo aquele frio comendo sorvete, isso que o sorvete é bom, mas não grande coisa. Como estávamos em Paris, não quis me estressar.....mas que gente bem grossa, o que custa deixar comer ali dentro....sorvete não pode, só se for fazer lanche. Ave Maria!!!


Depois acabei descobrindo que fomos no Berthillon errado......sinal que temos que voltar!!!! O endereço correto é Berthillon,  31 Rue Saint-Louis en l'Île, 75004 Paris, França.

Já noite, fomos caminhando até a Île de la Cité para ver a Catedral de Notre Dame iluminada. E diga-se é linda!!


Para jantar nos dirigimos caminhando até o bairro Quartier Latin. Pobre dos nossos pés...que nessas alturas já nem sentíamos de tanta dor e cansaço.

Achei um amor o cara cuidando dos cachorrinhos na rua....
Esse bairro é super banca, bem alto astral. Tem diversos restaurantes com comidas internacionais, bares e discotecas.



Decidimos jantar um lanche árabe. Que estava muito bom!!!



Para finalizar o dia, nada melhor do que ir para a Torre Eiffel ver ela iluminada e namorar um pouco (Sério, não existe lugar melhor!!!)


Voltamos para o hotel, nisso passamos numa farmácia e comprei um xarope, pois eu estava tossindo com um cachorro, sem parar, uma tosse seca, irritante, horrível!!! Achei que era do frio, mas acabei descobrindo mais tarde que era uma tosse alérgica.


5º Dia em Paris
Com muita tristeza no coração, esse era o nosso último dia na Cidade das Luzes....

Deixamos as malas prontas, fizemos o check-in no Hotel e fomos desfrutar o último dia...

Descemos na estação Brégue-Sabine e fomos dar uma voltinha no Place dês Voges, que fica  situada no Marais. É realmente uma das praças mais bonitas de Paris, uma das mais antigas e planejadas, também conhecida como Praça Real, foi construída por Henri IV em 1612.


É uma praça pequena, linda, com imóveis residenciais e no centro um jardim com estátuas e fontes. O bacana é que todos os prédios são da mesma altura com exceção dos pavilhões do Rei e da Rainha.

Uma dica para quem gosta de restaurantes luxuosos, no número 9 fica o I'Ambroisie, desde 1986, com 3 estrelas do Guia Michelin. Ele é super luxuosos!!!

Como era Sábado, pesquisei o endereço da Igreja Adventista para Portugueses em Paris, e decidimos ir visitar. Descemos na estação Place Monge, e seguimos o mapa a procura da Igreja - Maison de l'espérance 13, Rua Gracieuse. Foi bem barbada encontrar, mas fala sério.....nem parecia uma Igreja, na verdade é um prédio com uma entrada bem feia....e por dentro até que é bonitinha...mas é um prédio, com salas....a gente que é acostumado com "Igrejas", acabei achando bem estranho. Bom, cantamos em português, cantamos em francês, uma verdadeira alegria. Assistimos a Escola Sabatina e depois o culto





Segue o roteiro de como chegar na Igreja, partindo da estação Place Monge: Tomar a saída Place Monge, utilizando as escadas rolantes. Ao chegar à praça, ir a direita em direção à rua Gracieuse. A entrada estara logo a direita passando pelo pórtico. A igreja se encontra no centro Maison de l'espérance (porta de vidro a esquerda). O horário do culto é bem diferente do nosso.....a Escola Sabatina começa às 14h; o Culto às 15h30 e o Programa Jovem às 18h.

Essa é a fachada do prédio da Igreja, número 13.
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Língua Portuguesa em Paris
13 rue Gracieuse 75005 - Paris
METRO : linha 7 - estação Place Monge  

Após, seguimos para o Hotel, pegar as malas e rumo a Veneza.

Paris, além dos passeios magníficos, a gente curtiu muito comer croissant....banho de banheira.....e baguete de esquina, e mais os crepes.

Dicas de Transporte em Paris:

- Use e abuse do Metrô de Paris, são 14 linhas uma de cada cor, sendo o terceiro maior na Europa. É super fácil de se localizar e se locomover através do metrô. Sempre cuidar bem o sentido do destino, pois cada linha é identificada com o destino inicial e final. Os detalhas já escrevi no início desta postagem.
- Tem o RER, uma rede ferroviária suburbana que facilita a ligação de toda a região metropolitana.
- Os ônibus não utilizei, então, não posso comentar, mas ouvi falar que é bem bom também.
- Táxi é bem necessário quando está com pressa, ele facilita, porém, como é pago em euros fica um pouco salgado.
- Alugar carro não é uma boa ideia. O transito é bastante denso e as avenidas bem complicadas, sem falar que para estacionar é um drama e tem que pagar.
- Outra opção são as bicicletas, a cidade dispões desde 1990 de uma rede de ciclovias. Eu só acho problema para estacionar, “onde deixar as bicicletas para entrar nos museus??”.
- Se você curti conhecer cada canto da cidade, assim como eu, então viva os “pés”. Eu prefiro fazer quase tudo caminhando, e Paris é quase perfeita para isso. Os pontos turísticos são quase todos possíveis de se fazer a pé.

Minha opinião segue: use e abuse do metrô e dos pés!!!

Roteiro de 5 Dias em Paris:
1º Dia
- Galerias Lafayette
- Ópera Garnier
- Igreja de La Madeleine
- Praça da Concórdia
- Champs Elysées
- Praça Vendôme

Dica de transporte: partindo da Galerias Lafayette é possível fazer todos os demais a pé, é tudo bem próximo e não cansa.

Mapa do Roteiro 1º dia a pé:



2º Dia
- Museu do Louvre
- Torre Eiffel
- Arco do Triunfo
- Champs Elysées

Dica de transporte: partindo do Museu do Louvre, tem que pegar o metrô até a Torre Eiffel e o melhor é descer na estação Trocadero. Da Torre Eiffel é possível fazer a pé os demais.

Mapa do Roteiro 2º:



3º Dia
- Palácio de Versalhes
- Catedral de Notre Dame
- Hôtel-de-Ville
- Centre Georges Pompidou
- Ponte Nova (Pont Neuf)
- Rio Sena
- Boulevard Saint-Germain
- Café das Flores
- Igreja Saint-Germain-des-Près
- Jardim de Tuileries

Dica de transporte: é claro que precisa pegar o RER para ir até Versalhes, na volta descer em uma estação próximo a Catedral de Notre Dame, e o resto pode fazer tudo a pé. É cansativo, mas é bem legal!!

Mapa do Roteiro 3º dia a pé:



4º Dia
- Igreja Sacré Coeur
- Grand Palais
- Petit Palais
- Ponte Alexandre III
- Palácio dos Inválidos
- Jardim de Luxemburgo
- Panteão de Paris
- Sorveteria Berthillon
- Catedral de Notre-Dame
- Bairro Quartier Latin
- Torre Eiffel

Dica de transporte: partindo da Igreja Sacré Coeur, tem que pegar o metrô até o Grand Palais. Depois é possível fazer a pé os demais.

Mapa do Roteiro 4º dia a pé:



5º Dia
- Place dês Voges
- Igreja Adventista

Mapa do Roteiro 5º: