26 de fev. de 2015

Vaticano!!!

Escrito por Josiane Dias dos Santos


Em nosso primeiro dia em Roma, fomos visitar o Vaticano pela manhã.

Embarcamos na estação Roma Termini linha A-Vermelha sentido Basttistini e descemos na estação Ottaviano e fomos caminhando uns 700 metros pela Via Ottaviano. E enfim, chegamos no Vaticano. O primeiro momento é o máximo, estar ali, no Vaticano, Praça de São Pedro.....ohhhhh....é bem legal!!


Vaticano

Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, é o menor país do mundo (não oficial), em população e área. É a sede da Igreja Católica com 44 hectares e 800 habitantes. A autoridade maior do Vaticano está centrada na Santa Sé, alçada eclesiástica, esfera administrativa que estabelece a interação com as demais nações, e tem poderes para integrar acordos internacionais. O idioma do Vaticano é o italiano e o latim. Esta cidade foi criada em 1929, diferentemente da Santa Sé, a qual é tão antiga quanto o próprio Cristianismo original. Ela constitui a mais importante sede episcopal, englobando 1,142 bilhões de católicos romanos em todo o Planeta.

A Praça de São Pedro foi o nosso primeiro contato com o Vaticano. Ela é bem menor do que aparece na televisão. Fica na frente da Basílica de São Pedro e foi desenhada por Bernini no século XVII, com um obelisco erguido no centro, do Antigo Egito. O obelisco tem 40 metros de altura.




Seguimos para a Basílica de São Pedro, que é o maior e mais importante edifício da religião católica, cobre 2,3 hectares do Vaticano e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Fica localizada na Praça de São Pedro, e começou a ser construída em 1506 por alguns artistas, bem como, Michelangelo e Bernini. Sobre o altar da Basílica está enterrado São Pedro. 
Endereço: Piazza San Pietro, 00120 - Cidade do Vaticano
Horário de Funcionamento: Diariamente das 7h às 18h30. O acesso a Cúpula é diariamente das 8h às 17h (inverno) 18h (verão).
Entrada: A entrada na Basílica é gratuita. Porém se quiser visitar O Museu do Vaticano e a Capela Sistina, tem que pagar 16,00 euros e também para subir até a torre para ver a vista de Roma, existem 2 opções de ingressos  – com elevador (7,00 euros) ou sem elevador (5,00 euros). Sem elevador são 551 degraus, e mesmo com elevador ainda tem 320 degraus para subir (Valores atualizados em Abr/2014).





A cúpula possui 340 estátuas de santos, mártires e anjos.






Logo na entrada da Basílica a direita fica a estatua de Pietá de Michelangelo, que foi o que achei mais interessante. Uma escultura de mármore de 1499, que em português significa Piedade e representa Jesus morto nos braços de Maria. O que é chato é tirar foto, pois a escultura está protegida por um vidro a prova de balas depois de um ataque a marteladas em 1972.



Como queria muito ver a vista para Roma, enfrentamos as escadas, claro que paguei o tíquete com elevador......eram muitos degraus, e mesmo com elevador tivemos que subir os 320 degraus. Até que não foi tão ruim assim. Na parte da cúpula é bem legal, a escada é torta, acompanhando o formato da cúpula. E vale muito a pena....a vista é realmente linda!!! Quem vai ao Vaticano não pode deixar de subir na Cúpula. Para achar a entrada e subir tem que encontrar o acesso à esquerda da entrada principal da Basílica, além da Porta Santa e efetuar o pagamento do tíquete na bilheteria. Na época que a gente foi não tinha muita gente e nem filas compridas....estava tudo bem tranqüilo. Mas, já li várias pessoas comentando que tem que chegar bem cedo porque as filas são gigantescas e a basílica lota rapadinho. Lembrando que como quase todo ponto turístico na Europa tem que passar por um detector de metal, raio X e assim vai...

E lá vai....muitos degraus!!!








Na Cúpula
A Capela Sistina foi o local onde não visitei e me arrependo até hoje. É a principal e mais famosa capela do Vaticano. As paredes laterais mostram os doze trabalhos dos artistas Michelangelo, Botticelli, Peruginoe, que apresentam alguns episódios da vida de Jesus e Moisés. Tem O Juízo Final, de Michelangelo, e outros que são deslumbrantes, assim como o teto, com temas do Antigo Testamento. O ingresso de 16,00 euros, dá acesso a Capela Sistina. Mais detalhes você pode ver Aqui.

Na prática, o que visitar no Vaticano?

- A Praça de São Pedro:
Em Italiano Piazza di San Pietro, fica em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico. Tem um obelisco do Antigo Egito no Centro, com 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo, com data do século I d.C. Na praça, o Papa celebra a Missa Pontifícia nas maiores festas da igreja. 140 estátuas, santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas, saúdam os peregrinos.

 Em Italiano San Pietro in Vaticano, é um dos lugares mais sagrados para o cristianismo, sendo atualmente a sede do papado. Pode abrigar mais de 60 mil pessoas. A construção ocorreu em 1506 e terminou em 1626, sobre as fundações de uma antiga basílica do século IV, onde estavam às ruínas do Circo de Nero. A igreja supostamente encontrasse junto ao lugar onde São Pedro, apóstolo de Cristo, teria sido crucificado e queimado em 64 d.C, e que o túmulo de são Pedro está debaixo do altar principal, onde também foram enterrados vários papas. No interior da Basílica estão algumas obras de artes fundamentais do século XV, XVI e XVI, de Bernini e Michelangelo.
Endereço: Piazza San Pietro, 00120, Cidade do Vaticano. Telefone:+39 06 6988 3731
Quanto Custa: A entrada na Basílica é gratuita. Porém se quiser visitar O Museu do Vaticano e a Capela Sistina, e a Cúpula tem que pagar.
Horário: Aberto diariamente no inverno das 7h às 18h30, no verão das 7h às 19h. Lembrando que o acesso à Basílica solicita que as pessoas entrem com roupas decentes e apropriadas para um lugar sagrado, sem mostrar os ombros.
O Que Visitar na Basílica:
- A Pietá, do lado direito da nave, logo depois da entrada. Esculpida em mármore por Michelangelo, em 1499. Hoje está protegida por um vidro a prova de balas depois de um ataque a marteladas em 1972.
- O Altar Papal e o Baldacchino de Bernini, sob a abóbada. O Baldacchino sobre o altar papal é uma impressionante alegoria às colunas do rei Salomão, projetado por Bernini.
- A Capela do Coro, do lado direito, adjacente à nave.
- A Necrópole, com a tumba de São Pedro, e às escavações da primeira Basílica de São João. Foi descoberto em 1949, e é pouco falado, encontraram a tumba fazia, porém através de estudos das epígrafes, foi descoberto que pertencia a um homem, robusto, de mais ou menos 70 anos, e com todas as características que comprovariam que seria de Pedro. As 19 caixas com seus ossos foram retirados do seu mausoléu, mas depois retornaram ao seu lugar sagrado. Li alguns comentários de quem visitou a tumba, e parece que não dá para ver muito bem. O passeio dura cerca de 2 horas, mostrando a história de mais de 2 mil anos de escavações caminhando por baixo de toda a Basílica. Todo o tour é guiado por um arqueólogo do próprio Vaticano e deve ser agendado através do e-mail scavi@fsp.va, pelo menos 3 meses de antecedência, informando o seu nome completo, idioma e possíveis datas. Depois você recebe a resposta e um link que direcionará para efetuar o pagamento, ou pode efetuar o pagamento lá. Não dá para barganhar o dia e o horário. Ou se aceita ou se recusa. O valor é de 13,00 euros (atualizado Mai/2014). Lembrando que você deve chegar 30 minutos antes da visita e apresentar o documento com a confirmação e efetuar o pagamento. Pessoas com menos de quinze anos não são admitidas. Não se permitem fotografias. Bolsas, mochilas, câmeras etc. precisam ficar guardadas em um lugar específico.
- A Cúpula, para se chegar à cúpula, encontre o acesso à esquerda da entrada principal, além da Porta Santa. A entrada é 7,00 euros com elevador e 5,00 euros sem elevador. Sem elevador são 551 degraus, e mesmo com elevador ainda tem 320 degraus para subir. Não são permitidos ombros e joelhos nus. Esse passeio é realmente imperdível, a vista para Roma é linda!!!
- Jardins do Vaticano, conhecido por muito tempo como um oásis secreto, é aberto para visitação. Não achei muitas informações, pelo que pesquisei tem que reservar antes e custa 37,00 euros a entrada. Achei de fato um absurdo pagar 37,00 euros para ver um jardim, me poupe!!! O passeio dura 1 hora e é realizado através de um veículo amarelo a gás com 28 lugares, que percorre os 44 hectares do Vaticano, onde o Papa passeia às tarde, durante meia hora, rezando o terço. O ônibus partirá a cada meia hora, de 8h às 13h, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, da praça Pio XII, situada a alguns metros da praça de São Pedro.

Endereço: Viale Vaticano, Roma 00165. Informações .: fone: 0039 06 69884676 - 0039 06 69883145
Quanto Custa: A entrada custa 16,00 euros (valores em Abr/2014), que dá acesso tanto para o Museu como para a Capela Sistina.
Horário: Aberto de segunda a sábado: A bilheteria está aberta das 9h às 16h . Os museus fecham às 18h. Fechado nos Domingos (exceto o último domingo de cada mês, a entrada gratuita das 9h às 12h, porém fechado no Domingo de Páscoa, o 29 º de junho (São Pedro e São Paulo), 25 º e 26 º de Dezembro (Natal e St. Stephen); e fechado nas seguintes datas: 1 e 6 de Janeiro, 11 de fevereiro, 19 de março, 20, 21, 27 de abril, 01 de maio, 29 de junho (São Pedro e São Paulo), 14, 15 de agosto, 01 de novembro, 25, 26 de dezembro.
Os Museus: Os Museus do Vaticano originaram-se com um grupo de esculturas coletadas pelo Papa Júlio II (1503-1513), são um complexo de diferentes museus e galerias, que começou sob o patrocínio dos papas Clemente XIV (1769-1774) e Pio VI (1775-1799). Os museus são: Museu Pio-Clementino, Museu Chiaramonti, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Pinacoteca Vaticana, Museu Missionário-Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão, Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea, Capela Sistina e outros espaços. A Capela Sistina é uma capela do Palácio Apóstolico, residência oficial do papa. Foi erguida entre 1475 e 1483, durante o pontificado de Sisto IV. É conhecida pela obra de Michelangelo no teto e na parede do altar, e mestres como Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo e outros mais nas paredes laterais, representando diversas cenas bíblicas. A cena do Juízo Final, de Michelangelo, é um dos maiores marcos da arte maneirista e de toda a pintura ocidental.

Planta dos Museus do Vaticano:




Como Chegar: Da estação Roma Termini, pegar o  metrô Linha A, direção Battistini, descer nas estações: Ottaviano-S. Pietro-Musei Vaticani; Cipro (de ambas as estações de 10 minutos). Do Aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino) expresso Leonardo comboio até a estação Termini e de lá siga as instruções metrô. Do aeroporto Ciampino Terravision Pullman até a estação Roma Termini e de lá seguir de metrô. De táxi de ambos os Aeroportos demora cerca de 40 minutos. De ônibus, pegar o 49, parar em frente à entrada do Museu. 32, 81, 982, Piazza del Risorgimento. De Eléctrico pegar o 19, Piazza del Risorgimento (5 minutos a pé). 

Quanto tempo para visitar o Vaticano:

Com tempo: O ideal é ficar um dia todo, ainda mais se você gosta de museus. Tem muita coisa bacana para ver nos museus do Vaticano, assim como, a Capela Sistina. Acabei passando somente uma manhã no Vaticano. Foi bem corrido e ainda não fiz tudo, por isso, vale a pena tirar um dia todo para conhecer.

Sem tempo: Bem, se você tem pouco tempo para visitar, digamos que uma manhã ou uma tarde, então segue os melhores lugares: Praça de São Pedro, Basílica de São Pedro (tem que ver a Pietá e o altar), subir na cúpula para ver a vista maravilhosa e se sobrar mais um tempinho visite só a Capela Sistina, porque os demais museus não vão dar tempo.


Nenhum comentário: