14 de abr. de 2013

Vitória - Vila Velha e outras cidades do Espirito Santo

Escrito por Josiane Dias dos Santos


Era dia 12 de março de 2007, quando peguei o avião rumo a Vitória. Dessa vez não era férias ou feriadão, e sim, a trabalho. Como o tempo para conhecer os lugares foi curto, vou colocar todos os lugares que conheci do Espírito Santos neste post.

Cheguei no Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, e fui para o hotel em Vitória, que não lembro mais o nome, sei que era beira mar...

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do Brasil. É uma das ilhas-capitas do país, com uma população de 330.526 habitantes. Vitória possui dois grandes portos: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil. O clima em Vitória é tropical quente super-úmido, com temperatura média anual de 24 graus......uma maravilha!!!! A cidade foi fundada em 8 de setembro de 1551.

Como o escritório ficava em Vila Velha, Vitória foi só a hospedagem e para dar umas voltinhas. As praia de Vitória também não são bonitas...

A Terceira Ponte - que divide Vitória de Vila Velha
No segundo dia, fui conhecer o escritório em Vila Velha e também a praia, que realmente é uma maravilha. Vila Velha é um município da Microrregião de Vitória. Sua população é de 424.948 habitantes. Conhecida pelas praias maravilhosas.....água cristalina e quentinha. O município foi fundado em 23 de maio de 1535.

A noite, fomos comer o tal do Peruá.....um peixe típico no Espírito Santo!!! Muito gostoso o problema e que quando cheguei no hotel comecei a vomitar e fora a dor na barriga terrível.....esperei tanto tempo para comer e o tal peixe, nem ficou no estomago....hehehehe.

No terceiro dia, percorremos 130 km até a cidade de Colatina, tinha uma reunião com a concessionária de energia elétrica. Colatina é um município do estado do Espírito Santo. Essa cidade é conhecida pelo famoso e magnífico pôr do sol, por ser um grande polo industrial e econômico da região e por suas festas que ocorrem durante todo o ano. Colatina tem 111.778 habitantes e possui diversas lendas e há vários relatos de OVNIs que apareceram na cidade.

O quarto dia, passamos no escritório em Vila Velha e tiramos a tarde para fazer turismo. Nisso, passei em Guarapari que fica 51 km distante da capital. Sua população é de 105.286 habitantes. Foi fundada em 1679. Guarapari significa Guará (pássaro) e Pari (armadilha), desta forma armadilha de pássaro. Principal cidade turística do Espírito Santos. Atraindo diversos turistas do mundo inteiro, com suas belas praias. Guarapari conta com mais de 30 praias: Três Praia, Santa Mônica, Praia de Setiba, Praia das Virtudes, Praia D’Ulé, Praia do Riacho, Prainha ou Praia de Muquiçaba, Praia dos Padres, Praia do Morro, Praia dos Namorados, Praia da Fonte Perocão. Enseada Azul, Praia da Cerca, Praia de Meaípe, Praia da Areia Preta, Aldeia da Praia e Praia do Sol.

Guarapari 
Saindo de Guarapari, percorri mais 90 km até Cachoeiro do Itapimirim. É uma cidade do estado do Espírito Santo com uma população de 209.878 habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa do Estado. Foi fundada em 11 de novembro de 1890. Cachoeiro do Itapimirim está localizado no sul do estado, às margens do rio Itapemirim. Fica 139 km de distância da capital.

É uma cidade realmente simpática, bem organizada, bonita, pena que fiquei pouco. A cidade é conhecida também por Roberto Carlos ter nascido ali, e um dos pontos turísticos é a Casa de Cultura Roberto Carlos, que foi o local onde ele nasceu e viveu por anos.

Na volta para Vitória, parei no Convento de Nossa Senhora da Penha Convento de Nossa Senhora da Penha, que fica entre Vila Velha e Vitória, no alto de um morro de 154 metros. Uma bela obra colonial e um dos principais monumentos religiosos do estado. Sua construção teve início em 1558, quando o Frei Francisco Pedro Palácio, vindo de Portugal,  chegou em Vila Velha trazendo um painel da santa, que ficava guardado na gruta onde morava. A gruta fica justamente onde foi construída a capela, mas atualmente não pode ser visitada.

Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha. Saindo do Centro, acesse a Rua Cabo Aylson Simões, depois a Rua 15 de Novembro, em seguinda vire a Rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.
Horário de FuncionamentoPortão de acesso e igreja: de segunda a sábado, abertura às 5h30 e fechamento às 17 horas. Em janeiro o fechamento é às 18 horas. Aos domingos a abertura é às 4h30. A lanchonete fecha às 17 horas e a secretaria às 16h45. Missas: de 2ª a 6ª feira –às 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h; sábado - 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30; domingo - 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Confissão: todos os dias das 8h às 11h e das 14h às 16h30.
Valor do Ingresso: Gratuito.







No quinto dia, voltei para Porto Alegre.

Como andei com carro alugado, não sei comentar nada sobre o transporte público e táxi nas cidades em que passei.

Nenhum comentário: